Herege bunner

o caçador de hereges

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Qual o Primeiro Mandamento da Lei?

Os farizeus perguntaram a Jesus em Mateus 22:

36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

Se existissem duas leis, (moral e cerimonial, onde estas leis foram criadas e divididas pela seita ) Jesus pra responder a pergunta, teria que perguntar pra eles qual seria esta lei, a moral ou cerimonial. E não o fez.

Jesus mostrou qual seria o primeiro mandamento da lei.

37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.


Eu pergunto:

Qual é o primeiro mandamento da lei?

3 Não terás outros deuses diante de mim.

ou

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.


Vc é capaz de responder?

27 comentários:

  1. Olá, meu nome é Valdenisio Pontes e vou comentar sobre sua pergunta.
    Não há nenhuma contradição entre essas palavras – o mandamento é um só, apenas foi dito com palavras diferentes. Se você não cultua a outros deuses é porque você ama um único Deus de todo o coração, alma e pensamento. Foi isso que Deus pediu pra fazermos.
    A pergunta é: Quem tem obedecido este e os outros mandamentos de Deus?
    Não adorar imagem, cruz, não falar o nome de Deus em vão, guardar o dia de sábado, honrar pai e mãe, não matar, não adulterar, não furtar, não dar falsos testemunhos, não cobiçar. Fora estes ainda tem outros, as festas solenes, o véu e aqueles da Nova Aliança que Cristo ensino e pediu para cumprir.
    Qual igreja tem cumprido isso?
    Alguns dizem que com Cristo tudo foi mudado. Mentira!
    Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5:17
    Jesus veio aperfeiçoar a Lei, pois a primeira não era perfeita.
    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Hebreus 8:7

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia foi escrita para o povo de Deus, por isso foi escrita em códigos que ninguém conhece nem pode decifrar a não ser o próprio Deus. (Ap. 5:1).
    Não sou adventista, mas andei em quase todas as igrejas (católica, evangélicas, espiritas...) e não encontrei a verdade, porque não são verdadeiras. A verdade de Deus e o próprio Deus está em Sião, mas quem é Sião nos dias de hoje? Quem cumpre todos os mandamentos de Deus? A Bíblia diz que Sião é a morada de Deus (Salmos 132:13) e é o lugar onde se guarda todos os mandamentos de Deus e as Festas Solenes (Isaias 33:20). A Lei de Deus, a Bíblia Sagrada, é o que existe de mais verdadeiro e perfeito. Pena que as pessoas não conhecem, pois a isso só e dado ao povo de Deus.
    Quando os apóstolos perguntaram a Jesus porque Ele falava em parábolas.
    Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; (Mateus 13:11)
    Quem não é povo de Deus nunca conhecerá os Mistérios de Deus.
    Quem não cumpre os mandamentos de Deus é herege, mentiroso e não terá a salvação. Apenas confessar Jesus Cristo não basta, se assim o fosse, os fariseus, judeus e escribas que confessavam a Deus Pai Jeová não teria ido para o inferno. Apesar de estarem com a Lei de baixo do braço, não conheciam. Assim é hoje, os pastores estão com a Bíblia, mas não a conhecem. Por isso levarão o povo à destruição.
    Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)
    Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:4)
    Portanto, peçam a Deus para permitir que seus olhos espirituais sejam abertos e possam ver a verdade de Deus. Pois o fim está mais próximo do que se imagina. Quem não conhecer Deus não será salvo.

    ResponderExcluir
  3. Vou utilizar o mesmo versículo que vc citou:

    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Hebreus 8:7

    Vc entendeu que a segunda não é a primeira?

    Jesus veio cumprir a lei e os profetas, e cumpriu. Nós não.
    E ainda disse que nada passaria da lei, "até que tudo se cumpra" e cumpriu. Sendo assim , a lei passou e entrou a segunda em seu lugar.

    ResponderExcluir
  4. Vc só não respondeu a pergunta da postagem.

    Falou de leis, que não são do decálogo, não mostrou qual é o primeiro mandamento da lei.

    ResponderExcluir
  5. Tanto entendi que quis mostrar que vivemos sobre a Lei de Cristo, não de Moises, porém Cristo não mudou a Lei de Moises, ele cumpriu para nos dar exemplo de como proceder daquele momento em diante. Os mandamentos de Deus nunca foram revogados, apenas aperfeiçoados para serem cumpridos de forma espiritual, pelos filhos de Deus.
    Vejamos se Jesus guardava o sábado:
    (E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.) Lucas 4:16
    (E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; ...) Lucas 6:6
    (E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; ...) Marcos 6:2
    (E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.) Atos 13:42
    Jesus também trabalho no sábado:
    (E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, ...) Lucas 13:14
    Vejamos se os apóstolos guardaram o sábado:
    (E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se) Atos 13:14
    (Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.) Marcos 1:21
    (E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras) Atos 17:2
    Como pode ver estes são apenas alguns versículos que mostram que tanto Jesus quanto os apóstolos guardavam o sábado. Isto porque o sábado é mandamento de Deus que deve ser cumprido perpetuamente. O que temos que observar é a forma, o ensinamento de Jesus, o sábado deve ser guardado espiritualmente, ou seja, deve ser o dia para cultuarmos a Deus na Igreja. Como Jesus nos deu o exemplo, também podemos trabalhar, mas temos de ter um horário, manhã, tarde ou noite para cultuar a Deus.
    Agora dizer que nós não precisamos cumprir os mandamentos da Nova Aliança, da forma como Jesus nos ensinou, é um absurdo! Além de ser uma heresia!
    O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. (Provérbios 12:1)

    ResponderExcluir
  6. Este é primeiro mandamento:
    Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.[...] Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. (Deuteronômio 6:5-8)
    E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
    Agora vejamos como cumprir esse mandamento
    A respeito da Pascoa se fala as mesmas palavras
    E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito. Êxodo 13:9
    Está claro que o primeiro mandamento de Deus é a Pascoa, só quem celebra a Pascoa na data certa (dia, hora e cerimônia) prova seu amor por Deus. Vejam exemplo do rei Josias em (2Re.23).
    Os falsos profetas conduzem o povo à destruição dizendo que os mandamentos de Deus foi para os israelitas, não para nós; que não precisamos guardar o sábado, nem celebrar a Pascoa na data certa, nem as mulheres usar o véu na igreja. Os falsos profetas interpretam a Bíblia, mas a Bíblia não é para ser interpretação e para ser examinada e observada para que tenhamos a salvação eterna. Quem interpreta a Bíblia fala por si mesmo, não por Deus.
    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam ( João 5:39)
    Sem conhecimento de Deus seremos destruídos
    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6).
    Quem não examina as escrituras não poderá se preparar para o grande e terrível dia. Você sabia que esta não é mais a época do Filho, Jesus?
    Mas todas as igrejas clamam por Jesus, não é? Façam um estudo sobre o Salvador de cada época. Se é que podem conhecer!
    Eu respondi sua pergunta sobre o primeiro mandamento. Lamento se não pode compreender.

    ResponderExcluir
  7. Este é primeiro mandamento:
    Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.[...] Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. (Deuteronômio 6:5-8)
    E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
    Agora vejamos como cumprir esse mandamento
    A respeito da Pascoa se fala as mesmas palavras
    E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito. Êxodo 13:9
    Está claro que o primeiro mandamento de Deus é a Pascoa, só quem celebra a Pascoa na data certa (dia, hora e cerimônia) prova seu amor por Deus. Vejam exemplo do rei Josias em (2Re.23).
    Os falsos profetas conduzem o povo à destruição dizendo que os mandamentos de Deus foi para os israelitas, não para nós; que não precisamos guardar o sábado, nem celebrar a Pascoa na data certa, nem as mulheres usar o véu na igreja. Os falsos profetas interpretam a Bíblia, mas a Bíblia não é para ser interpretação e para ser examinada e observada para que tenhamos a salvação eterna. Quem interpreta a Bíblia fala por si mesmo, não por Deus.
    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam ( João 5:39)
    Sem conhecimento de Deus seremos destruídos
    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6).
    Quem não examina as escrituras não poderá se preparar para o grande e terrível dia. Você sabia que esta não é mais a época do Filho, Jesus?
    Mas todas as igrejas clamam por Jesus, não é? Façam um estudo sobre o Salvador de cada época. Se é que podem conhecer!
    Eu respondi sua pergunta sobre o primeiro mandamento. Lamento se não pode compreender.

    ResponderExcluir
  8. Vc apenas mostrou exemplo de pessoas guardando o sábado.

    Eu não posso obedecer exemplos. Eu obedeço lei escritas para mim.

    Se Pedro, Paulo, Jesus guardou ou guardaram o sábado, isso não é lei.

    Jesus era o Senhor do sábado, ele guardava se tivesse vontade.

    Mas ainda, não respondestes qual é o primeiro mandamento da lei.

    ResponderExcluir
  9. Vou te dar um exemplo:

    Exo 22:18 - A feiticeira não deixarás viver.

    Esta lei não é a que vcs apelidaram de lei cerimonial.

    Esta lei é válida?

    ResponderExcluir
  10. Tem uma outra postagem sua no meu email, infelismente, não está publicada neste blog.
    Não sei o motivo. Mas vou responder sobre ela. Se desejares, podes publicar novamente.

    Vc respndeu que o primeiro mandamento era amar a Deus.

    E o primeiro mandamento do decálogo, deixou de ser o primeiro mandamento da lei?

    ResponderExcluir
  11. Você deve está me confundindo com adventista, eu não sou adventista. Se os adventistas tem uma, duas ou mais leis para o primeiro mandamento eu não conheço. Mas uma vez repito que não há nenhuma diferença entre estes mandamentos:
    1 - Não terás outros deuses diante de mim e
    2 - Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    são um só - você é que está "interpretando" de forma errada.
    E lhe digo mais. O primeiro mandamento de Deus é a Pascoa. Leia Deuteronomio 6 e Exodo 13 e compare as palavras, entre o primeiro mandamento e a Pascoa.

    Mas lhe digo, essas coisas não são para qualquer um entender.

    (Daniel.12:4-9-10) E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.

    ResponderExcluir
  12. Não existem diferenças entre os mandamentos?

    Qual o segundo mandamento da lei?


    A lei de Deus no novo testamento, é outra. Ou seja um novo concerto. Novas leis.

    A propósito, a lei das feiticeiras vc ainda não comentou.


    O primeiro mandamento, é amar a Deus e o segundo é amar ao próximo.

    Agora te pergunto: Qual o segundo mandamento da lei?

    ResponderExcluir
  13. Desculpe por postar com o perfil do meu trabalho.

    Eu me equivoquei. o banda sinfônica, sou eu.

    ResponderExcluir
  14. Eu não devia, mas vou te dizer:

    O 1º mandamento é : Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

    O 2º mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.


    Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. (1 João 2:7)

    Como você pode ver, não existe mandamento novo. Porém, Deus agrupou os 10 mandamentos em apenas dois.

    Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.(Mateus.22:40)

    Agora me explica como os 10 mandamentos estão distribuidos em apenas dois?

    Agrupa-os se é que o sabes!

    ResponderExcluir
  15. Agora me explica como os 10 mandamentos estão distribuidos em apenas dois?


    Os Dez mandamentos não estão distribuidos em dois.
    Toda a lei e os profetas se resumem em dois.

    Os mandamentos de decálogo não foram escritos para nós e sim para o povo judeu, e os estrangeiros deles, que estivessem dentro das portas daquela nação. (leia o 4 mandamento e verá)

    Quando Jesus se refere a lei no novo testamento, fala destes dois mandamentos Amara a Deus (1º) e ao próximo (2}. Ou seja o segundo mandamento da lei dos judeus, "4 Não farás para ti imagem de escultura...."

    Não é mais o segundo mandamento. E não existe um terceiro mandamento, nem 4º mandamento.

    Eu amo a Deus e ao próximo, sem precisar deixar de trabalhar em um dia da semana.

    ResponderExcluir
  16. Eu sabia que não poderia responder, como eu já disse anteriormente, a Bíblia não foi escrita para qualquer um, e sim para o povo de Deus.

    Hoje os falsos profetas (pastores), distorçem a verdadede de Deus, dizendo que falam em nome de Deus, fazendo suas próprias interpretações, mas Deus não está com eles. Veja um exemplo do que acontece hoje, observando 2 Cronicas, capitulo 18. Tudo aquilo se repete hoje dentro das igrejas.

    Mas mesmo sabendo que você não pode compreender, vou te dizer: os 5 primeiros mandamentos do decálogo são referencias a Deus e os outros 5 últimos são referencias ao homem. Por isso Jesus disse que só há dois mandamentos: Amar a Deus e ao Proximo. Porém, isto é um mistério que só o povo de Deus conhece.

    Acho que terminemos por aqui amigo, espero sinceramente que possa pedir a Deus em suas orações que Ele permita a você compreender a Sua verdade.

    ResponderExcluir
  17. "...a Bíblia não foi escrita para qualquer um, e sim para o povo de Deus."

    A bíblia foi escrita para todos os povos da terra.
    O velho testamento foi escrito para o povo judeu, e o novo foi direcionado aos gentios.

    O decálogo não foi reduzido para dois e continuou os mesmos dez. Não diga isso, além de ser antibíblico. seria desonesto da parte de Jesus Cristo em afirmar que a lei e os profetas se resumem em dois mandamentos, sendo que nada mudou, tudo ficou como era antes.

    Se os 5 primeiros tratam de Deus e os outros de homem, não significa dizer que estes foram divididos em dois. Divididos por quem? Por pessoas que querem colocar o 4 mandamento no novo testamento, sem que ele exista lá. Isso não é correto.

    Jesus falou que os dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas, onde estãos os profetas?

    Sinto se não quer mais debater comigo, gostei de conversar com vc.

    Fica na paz.

    Mas, se puderes me responder, onde ficam os profetas nessa redução de dez pra dois, que continuam dez e nada mudou?

    ResponderExcluir
  18. O que eu expus até aqui foi na tentativa de mostrar a vc que Deus (Jesus) não aboliu nenhuma lei da Antiga Aliança, o que Ele fez foi cumprir e aperfeiçoá-la para que nos, que somos os israelitas espirituais, pudéssemos cumpri-la de forma espiritual.

    Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. (Hebreus 10:4)

    Portanto nos devemos viver na Lei de Cristo (Nova Aliança), pois maldito é aquele que permanecer na Lei de Moises (Antiga Aliança).
    Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito:

    Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. (Gl.3:10)

    Quem guardar o sábado segundo a Lei de Moises é maldito. Está escrito! Devemos guardar o sábado segundo a Lei de Cristo, de forma espiritual, ou seja, é o dia de culto a Deus. As igrejas que cultuam a Deus no dia de domingo, não estão cultuando a Deus, estão cultuando o deus Sol, o deus de Constatino, Imperador Romano, que estabeleceu em 321 d. C, o domingo como dia de repouso, contrariando a Lei de Deus. Em inglês é mais claro: SUNDAY (dia do Sol).

    Se o sábado não fosse importante para Deus, a Bíblia não falava tanto no sábado, Jesus e os apóstolos não teriam ido pregar nas sinagogas aos sábados como seu costume. Isso foi para nos ensinar. Jesus veio ensinar a obedecer as Leis de Deus.

    Romanos.15:4 “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito..”

    Devemos guardar o sábado segundo a Lei de Cristo até o fim.

    ResponderExcluir
  19. Quanto aos dez mandamentos estão organizados assim:
    1. Não terás outros deuses diante de mim.
    2. Não farás para ti imagem de escultura,
    3. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão;
    4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    5. Honra a teu pai e a tua mãe,

    Esses 5 mandamentos se referem única e exclusivamente a Deus, cumprindo estes mandamentos estaremos “Amando o nosso Deus de todo o nosso coração, e de toda a nossa alma, e de todo o nosso pensamento”

    6. Não matarás.
    7. Não adulterarás.
    8. Não furtarás.
    9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    10. Não cobiçarás

    Esses outros 5 se referem ao nosso irmão, cumprindo estes mandamentos estaremos “Amando o nosso próximo como a nós mesmos”.

    Sei que vai ficar intrigado com relação ao 5º mandamento, mas esse é o grande mistério da Bíblia.

    Que Deus possa permitir que vc conheça os Seus mistérios, porque sem Ele nada somos?

    ResponderExcluir
  20. Esta divisão dos dez mandamentos em dois, é uma maneira de tentar encaixar a guarda do sábado no novo testamento. Tentativa frustrada.

    Mas ainda não me respondeu:
    40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

    Que profetas estão incluidos no decálogo?

    quando perguntarama a Jesus qual seria o maior mandamento da lei, ele deveria perguntar se seria a lei moral ou a ceimonial pra poder responder a pergunta corretamente, mais uma prova que a lei é única. Mas, o texto da lei que Jesus usou, já existia na lei de Deus.

    "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder". (Deuteronômio 6:5)

    "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo, como a ti mesmo: Eu sou o Senhor". (Levitico 29:18)


    É inútil querer inventar uma divisão e colocação do 4 mandamento que não existe.

    Eu amo a Deus e ao próximo, sem guardar o sábado.

    ResponderExcluir
  21. Suas Palavras:

    "Quem guardar o sábado segundo a Lei de Moises é maldito. Está escrito! Devemos guardar o sábado segundo a Lei de Cristo, de forma espiritual, ou seja, é o dia de culto a Deus. As igrejas que cultuam a Deus no dia de domingo, não estão cultuando a Deus, estão cultuando o deus Sol, o deus de Constatino, Imperador Romano, que estabeleceu em 321 d. C, o domingo como dia de repouso, contrariando a Lei de Deus. Em inglês é mais claro: SUNDAY (dia do Sol)."


    Moisés não instituiu leis. Ele apenas repassava as leis para o povo.

    A lei de Cristo não manda ninguém guardar o sábado.

    Não existe guarda do sábado espiritual. ( prove biblicamente suas palavras. )

    O domingo não é o dia do sol. Vou te aconselhar a fazer um curso de inglês com muita urgência, pra não ser enganado por pessoas sem conhecimento algum.

    Exemplo:

    Sunday = Dia do Sol

    Saturday = Dia de Saturno

    Será que vc não estaria adorando a Deus no dia de saturno?

    Use a bíblia por favor.

    ResponderExcluir
  22. Fugiu?

    Eu fico triste quando alguém defende mentiras criadas por homens sem conhecimento, e quando são desmentidas, essas pessoas simplesmente fazem de contas que não aprenderam nada.

    Mas, eu fui assim. Hoje graças a Deus, deixei a guarda do sábado e sirvo a Cristo.

    ResponderExcluir
  23. Sunday = Dia do Sol

    Saturday = Dia de Saturno



    E ai? Vai fugir do assunto sem falar nada?

    Será que vc tá guardando dia pagão?

    ResponderExcluir
  24. Sunday = Dia do Sol

    Saturday = Dia de Saturno



    E ai? Vai fugir do assunto sem falar nada?

    Será que vc tá guardando dia pagão?
    [x2]

    ResponderExcluir
  25. Eu nem posso criticar vc por não querer responder, pois quando era adventista que ouví isso pela primeira vez, eu me assombrei com a falsa doutrina e descobri que fui enganado, mesmo conhecendo o inglês, pois nunca me passou pela cabeça a tradução do sábado no inglês.

    Se não quiser mais falar? Até breve. E que Deus te mostre a verdade.

    ResponderExcluir
  26. Sim pela Graça de DEUS!!!... Como aplicar “Êx 20.3” se não houver primeiro a noção de “Êx 20.6” que se refere exatamente a “Dt 6.4-6”?!!!... O Primeiro Grande Mandamento sempre foi “Dt 6.4-6” por se referir a AMOR A DEUS que é o resumo e a razão da LEI. Como aplicar a LEI em sua integridade se não tiver amor a DEUS sobre todas as coisas?!!!... Repare que “Dt 6” de onde saiu a citação de Cristo é exatamente A FORMA DE COMO GUARDAR A LEI desde o Decálogo. Por isso que lá há o Principal ou Maior dos Mandamentos que se refere amar a DEUS sobre tudo, e que a LEI deve de ser incucada e atada por sinal na mão dos filhos de DEUS (tribos de Israel junto com gentios: “Dt 31.9-13(v.12”)). E como amar a DEUS sobre todas as coisas tendo outros deuses diante de DEUS (IO Mandamento)? Como amar a DEUS fazendo imagens de deuses para adorá-los (IIO Mandamento)? Como amar a DEUS tomando SEU NOME em vão (IIIO Mandamento)? Como amar a DEUS não guardando o Sábado símbolo do Descanso Eterno que pela Graça DEUS deu e quer restaurar o homem ao Sábado Eterno (IVo Mandamento)? Como amar a DEUS desonrando os pais (VO Mandamento)? E por aí vai!!!... E por meio desse amor a DEUS é que a LEI deve de ser exercida como ela é sem acréscimo, nem diminuição (Dt 4; 6)!!!... E como amar a DEUS sem ENTENDIMENTO, TEMOR e GRATIDÃO (Êx 20.1,2-11)?!!!... Portanto, julgue a LEI pelo CONTEXTO, e não por versículo ao pé da letra, oh “Caçador de Hereges”!!!...
    Oh “Caçador de Hereges”... Não leve ao pé da letra!!!... O PRIMEIRO ou MAIOR Mandamento da Lei é exatamente o resumo de “Êx 20.3-11”!!!... Não tem para onde correr!!!... O que o Mestre Jesus diz: “37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento.”, é o entendimento de “Êx 20.1-11” sem tirar nem por. É só focar em “Êx 20.6” que fala sobre o AMOR A DEUS!!!...

    Oh “Caçador de Hereges”... Tu erras por não conhecer as Escrituras!!... Toda a LEI é Moral, mas nem tudo da LEI é Cerimonial. E o que é Cerimonial tem haver com PROFECIAS MESSIÂNICAS como os Sacrifícios e Holocaustos, e as Festas como a Páscoa e o Pentecostes ensinados na LEI.
    O problema das interpretações dispensacionalistas é sempre se munirem por meio de interpretações ao pé da letra e não pelo ENTENDIMENTO CONTEXTUAL. É o que se diz: “A letra mata, mas quem vivifica (esclarece) é o Espírito”!!!...

    ResponderExcluir
  27. Repare que o Mestre Jesus ao citou “Dt 6.4,5; Lv 19.18” da LEI Mosaica (Lei dada por DEUS a Moisés porta-voz de DEUS ao povo) em resposta a pergunta de um dos fariseus escriba intérprete da LEI E BEM ABIAMENTE ENTENDIDO DA LEI que havia perguntado a Jesus qual era o grande principal Mandamento da LEI. O escriba fez uma pergunta sobre a LEI para saber se Jesus interpretava bem a LEI e se de fato Jesus ensinava segundo a LEI. O escriba estava avaliando a Cristo (Mc 12.28; Mt 22.34-36), e por Cristo o escriba foi avaliado (Mc 12.34)!!!... Jesus respondeu sem rodeios a pergunta do fariseu, e ainda acrescentando a ele qual era o segundo grande Mandamento da LEI sem mesmo o fariseu ter perguntado. E logo em seguida, após o Mestre Jesus tê-lo respondido o fariseu escriba intérprete da LEI CONFIRMOU diante dos demais fariseus as interpretações do Mestre Jesus referentes a LEI, acrescentando interpretativamente “Dt 4.35”: “Mc 12 (v.32) Disse-lhe o escriba: Muito bem Mestre, e com VERDADE disseste que ele é o único, e não há outro senão ele; (v.33) e que amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toa a força, e amar ao próximo com a si mesmo EXCEDE A TODO HOLOCAUSTOE SACRIFÍCIO (Mq 6.1-8). Com isso Jesus vendo-o responder SABIAMENTE disse ao escriba de que ele não estava longe do reino de Deus. E diante disso mais nenhum fariseu ousou mais interrogá-lo.
    O que eu quero dizer com essa interpretação é que o fariseu não perguntou ao Mestre qual era o principal mandamento da LEI de Jesus, ou se Jesus iria substituir a LEI Mosaica por outra LEI, mas sim qual era o principal mandamento a LEI Mosaica (LEI de DEUS dada por meio de Moisés)!!!... Inclusive, se prestarmos bastante atenção Jesus faz uma menção de principais trechos da LEI para responder aos fariseus. Se levarmos ao pé da letra, não mostra Jesus dizendo para a Igreja dos gentios como mandamento aos gentios no Novo Testamento. Mas sim Jesus estava falando com FARISEUS − e não com gentios −. respondendo a FARISEUS!!!... Portanto, se esse trecho de “Mc 12.28-34; Mt 22.34-40” é usado para alegar que essa é a LEI de CRISTO substituta da LEI Mosaica com apenas dois mandamentos dada aos gentios... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...!!!...
    O foco do fariseu ao perguntar ao Mestre Jesus não era perguntar sobre o CERIMONIAL da LEI, mas sim qual era o grande principal Mandamento da LEI MOSAICA!!!... Tanto é que o fariseu escriba intérprete da LEI não estava focado na parte CERIMONIAL da LEI em HOLOCAUSTOS e SACRIFÍCIOS, mas sim em termos de entendimento e obediência da parte MORAL, pois obedecer é melhor do que cerimonialmente sacrificar (Mc 12.32,33; Mq 6.1-8; I Sm 15.22; Jr 7.21-28; Is 28). É melhor entender e não sacrificar do que sacrificar e mesmo assim não entender!!!... E Cristo lhe respondeu segundo sua pergunta. Diga-nos, oh “Caçador de Hereges”... Os dois principais grandes Mandamentos da LEI Mosaica citados por Cristo tem haver com CERIMONIALISMO?!!!... RSRSRSRSRSRS...!!!... Mostre-nos que ELE substituiu a LEI Mosaica em apenas dois Mandamentos ao invés de apenas ter RESUMIDO a LEI mostrando-nos que ela é toda importante por se referir “AMAR A DEUS e AMAR AO PRÓXIMO!!!...

    ResponderExcluir

Comentários